Atenção!

"(...) apesar de ter mergulhado de cabeça nesse misterioso mundo das lesões neurológicas e suas possíveis consequências, não sou médica. Tudo o que coloco aqui são impressões e experiências pessoais. (...) Enfim, não sou uma profissional da saúde, apenas uma mãe muito, muito, muito esforçada em início de carreira".



terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Nitrato de Prata

Ele chegou! O tão esperado nitrato de prata importado que, segundo o tio Nicanor, é o único que funciona.

Ok. Boa notícia, mas... A substância tem pregado algumas peças na gente, filhote. Por isso, achei importante vir aqui tentar dar algumas dicas pra quem se aventurar a usar também.

Bem, a primeira providência básica é: não mexa no troço sem luvas! Aquelas de procedimento médico mesmo. É que a parada reage em contato com a água e com a luz e se fica na pele, depois, sai manchando tudo em que a gente encostou. Eu até já sabia que após a aplicação, a pele ficava escura. Mas com o tio Nicanor era só ali em volta do bottom. Já a mamãe aqui, como ficou manuseando o negócio sem se ligar nisso, acabou deixando manchinhas em você em outros lugares porque devo ter passado a mão depois. Uma manchona em especial foi a que me deixou mais irritada. Uma listra bem grande na lateral da sua barriga que está negra...

Luvas:


Em volta e a manchona... listra do Rambo.


Resquícios na pernoca:


Outra coisa é que depois que manchou não tem muito o que fazer. É esperar o tempo passar que vai saindo naturalmente. Não deve passar nada a não ser água, sabão e hipoglós.

Aliás, o hipoglós é bem-vindo também antes de aplicar. Passa-se em volta de toda a área perto do granuloma, com um cotonete, para tentar proteger essa região do nitrato que acaba escorrendo depois. Em cima do granuloma não! Só em volta. Não protege totalmente, mas ajuda a não escurecer tanto a região.



É possível que após aplicações repetidas, como no nosso caso (estamos fazendo mais ou menos uma vez por dia desde o dia 24), ocorra alguma queimadura mais feiosa perto da área do granuloma. Fica tipo um machucado em carne viva, sabe? Aí é passar alguma pomada cicatrizante: nebacetin, omcilon A M ou Stomahesive, a melhor de todas. Importada... mas vende aqui em algumas farmácias e pela internet. Nós encomendamos na mesma leva do nitrato e economizamos um pouco. Ainda não testamos, mas dizem que a Stomahesive é excelente também para ficar passando depois, na borda do orifício da gastro enquanto ainda estiver vermelhinho.



Por fim, segue como se dá a aplicação:

O nitrato vem nesse tubo de plástico preto abaixo. Essa marca era a que o Nicanor usava, por isso compramos. Tem vários tamanhos de palito. Compramos de 6 polegadas. O tubo é preto para proteger os palitos da luz. O ideal, inclusive, é guardar o tubo, SEMPRE TAMPADO, numa gaveta. Se ficar destampado e entrar em contato muito tempo com ambiente, os palitos perdem a utilidade.



Reparem: os que estão chamuscados, digamos assim, já não prestam. Os bons são os que estão marronzinhos. Não precisa guardar os usados de novo. Esse nosso tubo está assim porque a polícia abriu para verificar a mala do coitado do marido da tia Gi... Aí estamos usando os que ainda prestam.



Bem, primeira coisa, como falei, lambuse de hipoglós em volta da área do granuloma. Na hora de usar, então, coloque as luvas antes e abra o tubo, pegando um palitinho e fecha logo. Coloque o palitinho, com a cabeça para baixo, alguns segundos num copo com água. Um dedo de água basta. Dá pra ver a reação logo. Aí é só aplicar com cuidado essa cabecinha bem em cima do granuloma. Vá cutucando mesmo devagar e deixando a substância ali. Tome o máximo de cuidado para não encostar na pele em volta. Vai escorrer depois, de qualquer maneira, mas melhor evitar o contato direto.






Depois, é deixar ali agindo. Eu boto uma gase na parte que não tem granuloma para tentar proteger um pouco mais e só. Coloco a roupa por cima mesmo. Sim, pode manchar um pouco a roupa, mas não ponho nenhum tipo de curativo para evitar isso porque acho que pode absorver o nitrato que acabei de aplicar. Então, prefiro deixá-lo agir (comer a carninha) e uso roupas mais velhas...



Pronto. Entre mortos e feridos, ainda acho que saímos com vantagem da experência, ainda que bem chamuscados... Afinal, prefiro manchas escuras à carninha infeliz. Estamos quase conseguindo liquidá-la! Depois, vai ser esperar as manchas saírem. Mas um dia ainda veremos essa pele em volta da gastro lindinha, sequinha e clarinha!

Beijo, perereco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós!